Aumento do IPTU em Santos gera polêmica com moradores da cidade

Reajuste de 12% foi aprovado nesta terça-feira (26). 
Secretário de Finanças diz que obras importantes estão sendo planejadas


O reajuste do IPTU em Santos, no litoral de São Paulo, virou polêmica. O projeto de lei com os novos valores foi aprovado pelos vereadores, e os carnês começam a chegar na casa dos santistas no próximo mês.
O aumento de 12% no IPTU não agradou os moradores. No Centro da cidade muitos estavam indignados. O coordenador financeiro Fabiano Pereira Costa contesta o aumento. “Completamente abusivo. A inflação não chega nem a 7% ao ano, então eu acho que o prefeito tem que justificar o aumento”, diz.
O coordenador de equipamentos Rodrigo Martin também questiona o reajuste do IPTU em Santos. “Se está atrasado esse aumento desde 2008, 2009, como eles estão falando, eles tinham que ter compensando antigamente, não agora”, comenta.
Para a secretária Patrícia Porto, as condições de algumas ruas da cidade não justificam o aumento. “Não tem todas as melhorias que precisa. Você passa e tem muitas ruas esburacadas. A manutenção está péssima”, diz a secretária.
A valorização dos imóveis em Santos é uma das justificativas para o reajuste, como explica o secretário de Finanças de Santos Álvaro dos Santos Silveira Filho. “Houve uma valorização dos imóveis, na ordem de 100%, e em função disso, estabeleceu-se que não se poderia repassar todo esse encargo para a população, então a administração decidiu repassar 12% da diferença que ocorreu entre uma planta e outra”, afirma.
O secretário de finanças diz ainda que obras importantes estão sendo planejadas na cidade e é preciso verba para os projetos. “Há um encargo muito grande para os dois próximos anos, 2014 e 2015, e na verdade o IPTU acaba sendo utilizado também para pagamento dessa despesa. A previsão para entrega dos carnês é já na segunda quinzena de dezembro e, na internet, a partir do dia 2 de janeiro já fica disponibilizado para o munícipe que quiser tirar o boleto e fazer o pagamento”, afirma o secretário.
Outras cidades da região já definiram o aumento de IPTU para 2014. Em São Vicente o imposto vai subir pouco mais de 6%. Em Guarujá, 5,5%. Em Praia Grande o aumento será de 4%. EmItanhaém não vai ter reajuste. Em Peruíbe o imposto vai de 0,6% para 0,8% do valor do imóvel. Quem mora em Mongaguá e Bertioga, vai pagar 5,8% a mais no imposto. E em Cubatão a prefeitura ainda está calculando o reajuste.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Torenas - Imóveis Praia Grande - Apartamentos financiados pela Caixa