GCM passa a contar com mais 43 integrantes

Novos guardas foram recebidos na manhã desta segunda-feira (04)

 
 
MARCELO GUEDES
Integrantes foram recebidos pelo prefeito
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande passa a contar com mais 43 integrantes a partir desta segunda-feira (04), totalizando 329 homens e mulheres em seu efetivo. A aula inaugural de incorporação dos novos membros à GCM foi realizada pelo prefeito Alberto Mourão, que além de dar as boas vindas aos recrutas, falou da estrutura da corporação e de novos investimentos na área de Segurança na Cidade.Os novos integrantes foram aprovados no concurso realizado em 2012 (edital 03/2012) e iniciam agora a fase de capacitação, com aulas sobre legislação, procedimentos operacionais e uso de arma. ]A aula inaugural, realizada no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no bairro Mirim, contou com a presença de autoridades como o comandante do 45º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM-I), Antônio Carlos Biazotto Filho, e do diretor de Polícia Judiciária do Interior (Deinter), Aldo Galiano Junior, além de secretários municipais e vereadores.O secretário de Assuntos de Segurança Pública, José Americo Franco Peixoto, deu as boas vindas aos novos membros da GCM, lembrando da trajetória da corporação no Município. “Hoje, incorporar novos homens à GCM é reconhecer a importância da corporação. Aos que chegam, nossa expectativa é de que honrem a farda com determinação. Aos veteranos, que compartilhem o conhecimento que já adquiriram e assim serão uma só família”.

Ao mencionar a estrutura que a Guarda Civil Municipal de Praia Grande conquistou, o prefeito Alberto Mourão observou que, se por um lado a corporação inovou no passado, seja com a implantação da Central de Monitoramento ou com a primeira tropa armada da região, é preciso seguir inovando para que continue sendo considerada uma das melhores Guardas Civis do País. “A partir do segundo semestre de 2014 iremos incorporar mais meios para isso. Vamos modernizar o software da Central de Videomonitoramento. Serão cerca de 3 mil câmeras entre externas e internas, sendo 115 com OCR (reconhecimento ótico de caracteres), possibilitando o reconhecimento de pessoas e veículos praticamente em tempo real”.

O prefeito anunciou ainda que mais viaturas estão sendo adquiridas, assim como outros equipamentos, entre eles 16 carros elétricos que auxiliam no patrulhamento da orla da praia, principalmente. “Pretendemos também incorporar mais gente ao patrulhamento, por meio de um regime especial, resultando em cerca de 70 GCMs nas ruas”.

Entretanto, o investimento em equipamentos, para o prefeito, não é o suficiente e, por isso, pediu empenho aos novos homens. “Preciso que cada um de vocês seja um agente transformador, seja um instrumento de informação, ajudando a mudar comportamentos e a aprimorar o sistema de segurança”.

Na plateia, entre os novos componentes da Guarda Civil Municipal estavam Paulo Sérgio Marciano Filho, de 28 anos, e Jacqueline Korte Arraes Bacurau, de 25, que afirmaram estar ansiosos para corresponder às expectativas do prefeito e da comunidade. “Queremos colocar logo em prática nossos conhecimentos e ajudar a dar continuidade a todo esse trabalho”, afirmou o novo guarda.

Após a solenidade, os guardas assistiram à primeira aula do curso de capacitação, ministrada pelo comandante da GCM, Marco Alves dos Santos, sobre legislação municipal. O curso terá duração de três meses, com aulas práticas e teóricas diárias.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Torenas - Imóveis Praia Grande - Apartamentos financiados pela Caixa