Autoridades se mobilizam para garantir segurança em centros comerciais

Reunião aconteceu nesta sexta-feira (13), no Ministério Público

 
 
Preocupados com a possível concentração de pessoas em centros comerciais de Praia Grande, combinada via redes sociais, representantes das polícias Militar e Civil, Guarda Civil Municipal (GCM), e Ministério Público se reuniram nesta sexta-feira (13) na sede do MP para montar uma ação preventiva. O foco do trabalho visa garantir a segurança da população e comerciantes, tendo em vista a proximidade do Natal e encontros de jovens programados muitas vezes para acontecer nesses locais.

A reunião foi ao encontro de pedidos feitos inclusive pela Associação Comercial e Empresarial de Praia Grande e de administradores dos centros comerciais. Depois que um encontro de jovens semelhante ocorreu em São Paulo recentemente e terminou em atos de vandalismo, os empresários decidiram se precaver.

De acordo com o gerente de segurança de um shopping da Cidade, Wagner Quarterone, eventos desse tipo, combinados pela internet, viraram tendência entre os jovens e a preocupação é de que as consequências ganhem grandes proporções. “Sempre existem os oportunistas. Por isso, entramos em contato com as autoridades policiais e com o Ministério Público, pois o receio é que a situação passe do âmbito particular para o público”.

Durante a reunião, ficou determinado que as redondezas desses centros comerciais receberão um reforço no policiamento militar, assim como o Terminal Tude Bastos, que dá acesso a muitos desses estabelecimentos.

Para o secretário de Assuntos de Segurança do Município, José Americo Franco Peixoto, a ação tem foco preventivo, mas havendo necessidade, os agentes estarão preparados para agir. “A GCM apoiará a Polícia Militar principalmente no patrulhamento do terminal de ônibus e nos acessos ao shopping”.

Ao Ministério Público caberá a responsabilização de eventuais arruaceiros ou infratores. O promotor de Justiça Daniel Santerini Caiado explicou que a identificação das pessoas que se enquadrarem nestas situações é perfeitamente possível. “Nossa preocupação é com a integridade das pessoas e do patrimônio público e privado. Eventos assim têm se tornado comuns, mas precisamos ficar atentos e atuar juntos para garantir essa tranquilidade”.

Participaram da reunião ainda a secretária de Transportes, Raquel Auxiliadora Chini, e o secretário de Trânsito, Marcelo Afonso Prado, além do delegado Bruno Mateo Lázaro, da Delegacia-sede da Cidade, o comandante do 45º Batalhão de Polícia Militar, Antônio Carlos Biazotto Filho, e o comandante da Guarda Civil Municipal, Marco Alves dos Santos.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Torenas - Imóveis Praia Grande - Apartamentos financiados pela Caixa