APARTAMENTOS E CASAS EM PRAIA GRANDE - SP


Foto: Edmilson Lelo

Praia Grande reduz casos de 

dengue em 97%


Cidade intensificou eliminação de criadouros e larvas do Aedes aegypti


 Pedro Sbravatti, 
Praia Grande reduziu em 97% o número de casos de dengue nos primeiros cinco meses de 2016 em comparação ao mesmo período do ano passado. A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Cidade não deu trégua em nenhum momento ao mosquito Aedes aegypti, que também transmite a zika e chikungunya. Diariamente, ações buscando a eliminação de criadouros e larvas do vetor das doenças continuam sendo realizadas em todas as regiões do Município.

De acordo com dados da Sesap, de janeiro a maio deste ano foram confirmados apenas 19 casos de dengue na Cidade. Já em 2015, os cinco primeiros meses totalizaram 581 casos da doença. O Município não registrou nenhum caso de zika e chikungunya.

Ao longo dos últimos meses, o esforço e dedicação da equipe de combate à dengue de Praia Grande chamaram a atenção. Os profissionais atuaram inclusive em finais de semana orientando e sensibilizando os munícipes da necessidade de colaboração na guerra contra o mosquito.

A Cidade desenvolve constantemente mutirões nos bairros. Outros destaques são as intervenções em pontos estratégicos, tais como cemitério, desmanches de veículos e borracharias. Campanhas educativas nas unidades de saúde e escolas municipais também fazem parte do cronograma de serviços prestados diariamente.

“Todos os profissionais envolvidos no combate à dengue em Praia Grande não mediram esforços nas ações que foram intensificadas. Outro fator importante foi que não tivemos registro da introdução de um novo vírus da dengue. O clima também favoreceu. Os trabalhos desenvolvidos ajudaram também para coibir a zika e chikungunya”, analisou a coordenadora da Divisão de Saúde Ambiental, Maria Fernanda Gonçalves.

Apesar da boa notícia, Maria Fernanda ressaltou que os munícipes devem prosseguir com a vigilância sobre água parada, evitando condições favoráveis de criadouros. “Cada um deve fazer sua parte. Medidas simples como telar ralos, limpar calhas periodicamente e eliminar pratos de plantas fazem grande diferença”.

Um grave problema encontrado pelos agentes, além das casas de veraneio que estão fechadas, é que parte da comunidade apresenta resistência em liberar a entrada dos profissionais. “As visitas domiciliares realizadas pelos agentes de endemias são parte desse esquema e consideradas de fundamental importância. O comportamento tem atrapalhado o desenvolvimento das atividades em todo o Município”, disse a responsável pela Saúde Ambiental.

Entre os trabalhos desenvolvidos pelos agentes nas residências, destaque para o bloqueio dos criadouros e eliminação das larvas do mosquito. A ação é considerada a mais eficiente na luta contra a dengue, já que o transmissor das doenças está na fase inicial.

Estrutura – A Divisão de Saúde Ambiental conta com uma equipe composta por 52 agentes de combate de endemias responsáveis pelas ações contra dengue. Recentemente, o setor recebeu dois novos veículos destinados exclusivamente para as atividades que ocorrem nos bairros.

Dia ‘D’ – Um dos pontos altos dos trabalhos foi o Dia ‘D’ Contra Dengue no Município realizado no final do ano passado. Um ‘exército’ de 2 mil pessoas formado por funcionários públicos e voluntários invadiu os bairros durante a ação. O mega mutirão de serviços e orientações buscou eliminar criadouros do Aedes aegypti. Segundo o levantamento da Sesap, foram recolhidos pouco mais de 900 toneladas de materiais inservíveis.

Capacitações – Profissionais da Sesap são alvo de capacitações sobre dengue, zika e chikungunya. Durante os treinamentos, as equipes dos setores de Atenção Básica, inclusive agentes comunitários de saúde e Urgência e Emergência, são orientados sobre o Plano de Contingência e Georeferenciamento, que servem para aumentar a eficácia de ações baseadas em dados e inspeções em execução e também atualizados sobre os protocolos, sintomas e evolução das doenças.

Dicas de prevenção e como evitar possíveis criadouros do Aedes aegypti também fazem parte da programação. Desta forma, os profissionais possuem total conhecimento para orientar da melhor forma os munícipes.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande





   
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Torenas - Imóveis Praia Grande - Apartamentos financiados pela Caixa