PG mantém zerado índice de acidentes com embarcações
Cidade é considerada referência em fiscalização marítima
 
 
Edmilson Lelo
Fiscalização nas praias continua
O primeiro mês da temporada de verão, embora seja o último do ano, foi de muito trabalho para as equipes da Guarda Costeira de Praia Grande, grupamento que integra a Guarda Civil Municipal (GCM). O objetivo é manter zerado o índice de acidentes com embarcações, como lanchas e moto aquáticas, nas praias da Cidade.

De acordo com levantamento realizado pelo grupamento, durante todo o ano de 2013 o fluxo de embarcações nas praias da Cidade foi de 2.907, sendo que apenas em dezembro foi de 390. Mesmo com tanto movimento, o inspetor da Guarda Costeira de Praia Grande, Delfo Monsalvo, garante que não houve nenhuma ocorrência de maior gravidade e que a procura pelas praias da Cidade está diretamente ligada ao rigor na fiscalização. “A cada ano que passa, percebemos que Praia Grande é referência. Quem vem navegar aqui é porque está com a situação regular, pois sabe que a fiscalização é intensa”.

Para se ter uma ideia, entre os feriados de Natal e Réveillon o maior movimento foi registrado no dia 30 de dezembro, quando 57 embarcações foram fiscalizadas e apenas oito delas apresentavam alguma irregularidade, sendo devidamente notificadas. “Em duas dessas ocorrências contamos com o apoio do Helicóptero Águia, da Polícia Militar, equipe com a qual temos trabalhado praticamente em parceria, demonstrando a seriedade da fiscalização”.

Fiscalização - A Cidade não registra acidentes com embarcações náuticas há mais de dez anos e entre as regras, está a proibição de aproximação da costa a uma distância de 200 metros.

O inspetor observou que além dos boletins internos da Guarda Costeira, este ano a corporação está elaborando também relatórios de fiscalização semanais que são enviados à Capitania dos Portos, a quem compete a aplicação das penalidades. “O movimento nas praias deve continuar intenso e a fiscalização também seguirá de forma rígida e frequente”, garantiu.

Em novembro de 2013, a Prefeitura de Praia Grande e a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos, firmaram convênio determinando as competências sobre a fiscalização de embarcações e equipamentos náuticos na área marítima da Cidade. O convênio apenas oficializou o que já ocorria na prática, uma vez que os procedimentos de segurança envolvendo embarcações e banhistas nas praias da Cidade já vinham sendo realizados pela GCM desde 1995, quando também havia sido firmado convênio semelhante, porém em outros moldes.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Torenas - Imóveis Praia Grande - Apartamentos financiados pela Caixa