Futuro transporte metropolitano terá transbordo na Imigrantes
O futuro Sistema Integrado Metropolitano de Transporte (SIM) incluirá, em uma de suas fases de extensão, a possibilidade de transbordo de passageiros numa estação na Rodovia dos Imigrantes. Os usuários de Praia Grande e Litoral Sul poderiam descer nessa estação, em São Vicente, e seguir com destino ao Terminal Valongo, em Santos, diretamente pela linha amarela vicentina. Dessa forma, o percurso não cortaria a congestionada malha urbana do centro do município vizinho. Essa extensão do projeto foi mostrada na manhã de terça-feira (26), em Santos, durante a apresentação oficial do sistema ao Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb). A reunião ordinária ocorreu na sede da Agem.
O SIM envolve a implantação de um sistema articulado, de média capacidade, sobre trilhos, com implantação da tecnologia VLT, e sobre pneus, com a operação de ônibus articulados e biarticulados (VLP).
A criação de uma alternativa evitando o trajeto pelo centro de São Vicente, considerado crítico em termos de lentidão do trânsito, tinha sido solicitada pelo prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, no início de março, durante reunião com o secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, José Luiz Portella Pereira.
Pela apresentação feita no Condesb – que contou com a presença do secretário, o SIM será implantado inicialmente em Santos e São Vicente, que contarão com ônibus e trens. A primeira fase é da linha amarela, por ônibus articulados, do Terminal Barreiros até o Valongo; e a linda vermelha, pelo VLT, de Barreiros até o Porto de Santos. As extensões Litoral Sul e Praia Grande e, ainda, Cubatão, serão acrescidas gradualmente.
O projeto básico do sistema deve ser concluído em 2007. Segundo a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), autora dos estudos, a previsão é de que o projeto executivo e as licenças ambientais sejam elaboradas até o fim primeiro semestre de 2008. E o projeto implantado, em sua primeira fase, até 2010.
Os primeiros estudos visando à integração regional do transporte público na região tiveram início há cerca de dez anos e emperravam na falta de consenso dos prefeitos, que agora parece superada.
“O SIM é um projeto para toda Baixada Santista. Procura atender às peculiaridades de cada município, favorecendo o desenvolvimento econômico da região”, afirmou Portella Pereira. A fase inicial está orçada em R$ 640 milhões e inclui a implantação do VLT entre Santos e São Vicente, com a utilização da malha ferroviária já existente.
O valor do investimento será dividido entre os municípios beneficiados (R$ 360 milhões), Governo do Estado (R$ 140 milhões) e iniciativa privada por meio de concessão (R$ 140 milhões). Do total dessa fase inicial, R$ 430 milhões serão destinados a obras de infra-estrutura para a implantação do sistema (adequação do viário, obras de arte) e outros R$ 210 milhões irão para a operação dos corredores de ônibus e do sistema alimentador.
Mourão lembrou da importância de o projeto garantir a acessibilidade do cidadão de qualquer um dos nove municípios da Baixada aos serviços públicos: “De nada adianta ter um Poupatempo em Santos se o morador de Itanhaém ou Peruíbe não usufruir do serviço pelo tempo e dinheiro gastos. Nesse caso, ele jamais será um cidadão metropolitano”.
Presidida pelo prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, a reunião do Condesb aprovou ainda, entre outras propostas, a utilização de recursos do Fundo Metropolitano, de cerca de R$ 800 mil, para a construção de ciclovia em Santos, na Avenida Presidente Wilson, da divisa com São Vicente à ciclovia existente na Avenida Francisco Glicério, passando pelo Canal 1.
Presenças – Além de Papa e Mourão, participaram da reunião os prefeitos de São Vicente, Tércio Garcia; de Itanhaém, João Carlos Forssell; de Cubatão, Clermont Silveira Castor; de Guarujá, Farid Madi, além de representantes de várias pastas do Governo do Estado. O encontro contou ainda com a presença dos deputados estaduais Luciano Batista, Paulo Alexandre e Bruno Covas e de vereadores da região. Materia retirada do site: http://www.imoveisdapraia.com.br/
O SIM envolve a implantação de um sistema articulado, de média capacidade, sobre trilhos, com implantação da tecnologia VLT, e sobre pneus, com a operação de ônibus articulados e biarticulados (VLP).
A criação de uma alternativa evitando o trajeto pelo centro de São Vicente, considerado crítico em termos de lentidão do trânsito, tinha sido solicitada pelo prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, no início de março, durante reunião com o secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, José Luiz Portella Pereira.
Pela apresentação feita no Condesb – que contou com a presença do secretário, o SIM será implantado inicialmente em Santos e São Vicente, que contarão com ônibus e trens. A primeira fase é da linha amarela, por ônibus articulados, do Terminal Barreiros até o Valongo; e a linda vermelha, pelo VLT, de Barreiros até o Porto de Santos. As extensões Litoral Sul e Praia Grande e, ainda, Cubatão, serão acrescidas gradualmente.
O projeto básico do sistema deve ser concluído em 2007. Segundo a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), autora dos estudos, a previsão é de que o projeto executivo e as licenças ambientais sejam elaboradas até o fim primeiro semestre de 2008. E o projeto implantado, em sua primeira fase, até 2010.
Os primeiros estudos visando à integração regional do transporte público na região tiveram início há cerca de dez anos e emperravam na falta de consenso dos prefeitos, que agora parece superada.
“O SIM é um projeto para toda Baixada Santista. Procura atender às peculiaridades de cada município, favorecendo o desenvolvimento econômico da região”, afirmou Portella Pereira. A fase inicial está orçada em R$ 640 milhões e inclui a implantação do VLT entre Santos e São Vicente, com a utilização da malha ferroviária já existente.
O valor do investimento será dividido entre os municípios beneficiados (R$ 360 milhões), Governo do Estado (R$ 140 milhões) e iniciativa privada por meio de concessão (R$ 140 milhões). Do total dessa fase inicial, R$ 430 milhões serão destinados a obras de infra-estrutura para a implantação do sistema (adequação do viário, obras de arte) e outros R$ 210 milhões irão para a operação dos corredores de ônibus e do sistema alimentador.
Mourão lembrou da importância de o projeto garantir a acessibilidade do cidadão de qualquer um dos nove municípios da Baixada aos serviços públicos: “De nada adianta ter um Poupatempo em Santos se o morador de Itanhaém ou Peruíbe não usufruir do serviço pelo tempo e dinheiro gastos. Nesse caso, ele jamais será um cidadão metropolitano”.
Presidida pelo prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, a reunião do Condesb aprovou ainda, entre outras propostas, a utilização de recursos do Fundo Metropolitano, de cerca de R$ 800 mil, para a construção de ciclovia em Santos, na Avenida Presidente Wilson, da divisa com São Vicente à ciclovia existente na Avenida Francisco Glicério, passando pelo Canal 1.
Presenças – Além de Papa e Mourão, participaram da reunião os prefeitos de São Vicente, Tércio Garcia; de Itanhaém, João Carlos Forssell; de Cubatão, Clermont Silveira Castor; de Guarujá, Farid Madi, além de representantes de várias pastas do Governo do Estado. O encontro contou ainda com a presença dos deputados estaduais Luciano Batista, Paulo Alexandre e Bruno Covas e de vereadores da região. Materia retirada do site: http://www.imoveisdapraia.com.br/
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